8 de mai. de 2008

Dançar faz bem!

Vamos dançar?

Do trabalho para casa e vice-versa todos os dias. A vida é uma rotina constante e, parece que está faltando alguma coisa. Pode ser que esteja mesmo. Por acaso, você está parada no trânsito ou dentro de um ônibus e, olha a esmo para a janela de uma suposta academia, onde vê um grupo de pessoas dançando cheias de entusiasmo e alegria. Um insight! Logo, você descobre: está faltando ritmo na sua vida.

Você deve se lembrar daquele filme Dança Comigo? que conta a história de um tranqüilo workaholic que se vê completamente arrebatado pela dança de salão na busca pela felicidade. Enquanto John (Richard Gere) se prepara às escondidas para o maior concurso de dança de Chicago, Beverly (Susan Sarandon), desconfiada de seu estranho comportamento, contrata um detetive particular achando que seu marido está tendo um caso amoroso. Isso, no filme, ficou bem divertido!

E pode ficar na sua vida também. Alegria e disposição para enfrentar o cotidiano nada fácil. É isso que traz a dança, uma atividade benéfica tanto para o corpo como para a mente. Dançar é o máximo! Seja para perder peso, definir o corpo ou aliviar o estresse, a prática dessa atividade faz um bem enorme para a saúde mental e física. Além de motivar o fim do sedentarismo, já que é um exercício que agrada a maioria das pessoas. Se a sua intenção for gastar energia, dar boas risadas, conhecendo novas pessoas e, ainda ficar com aquele corpão saudável e cheio de pique, comece a dançar agora!

Diga NÃO à preguiça!
Como atividade física, os benefícios da dança para a saúde são bem conhecidos. Entre eles estão: o risco reduzido de problemas de saúde e a melhora da função cardiorrespiratória, força e resistência muscular, flexibilidade e redução da gordura corporal.Samba, dança livre, valsa, rock, entre tantas outras são algumas das ótimas saídas para perder calorias, potencializar o humor e deixar o corpo firme por inteiro.

Ilumine o espaço e venha dançar comigo!

Conheça alguns ritmos bem estimulantes e comece a pensar na idéia:

  • Swing: Dança de ritmo moderado, que surgiu na década de 30, originária do jazz americano, no período das grandes orquestras. Nela, o casal fica um pouco mais afastado do que na valsa. Há movimentos de giros, que exigem coordenação motora e um bom entrosamento do par.
  • Rock: Exige agilidade e entrosamento. O rock trabalha as articulações dos joelhos e dos pés.Valsa: É uma dança mais formal. A coluna tem de ficar ereta e o ritmo é ótimo para exercitar a postura. Os movimentos são suaves e, por isso, não há contra-indicações para quem tem osteoporose e nem há sobrecarga das articulações.
  • Dança livre: Ela promove o exercício da criatividade e integração. É ideal para quem não tem parceiro fixo.
  • Samba: Requer mais habilidade do que outros ritmos e tem uma vantagem: queima boa quantidade de calorias e fortalece os músculos das pernas.Para quem deseja começar bem o ano, o ideal é procurar boas academias que ofereçam essas modalidades, abastecer-se de todas as informações e comprar seu vestuário de dança.
Afinal, a música já começou, e o que você está fazendo aí parada?

Foto: Cenas do filme, Shall we dance? Peter Chelsom

Um comentário:

  1. Amo dançar!!! Faz um bem enorme. É sensual, engraçado, divertido...Pode ser um monte de coisas juntos!!! Numa mesma dança vc pode ter diversos sentimentos...E...quem sabe até se apaixonar. Eu já me apaixonei numa dança....Olha amiga...aliás...eu tenho muitas histórias hein...tive idéia de um blog, vamos conversar. Faremos sucesso. rs. Lila

    ResponderExcluir