
- Quem faz a moda?
- Que moda se faz?
- Quem segue a moda?
- Para onde segue a moda?
Mesmo quando se trata de consagrar, enaltecer, exultar ou testemunhar, quando os criadores sobem a palco, as luzes se apagam e se respira o lapso de silêncio antes do desfile, mesmo nesse instante há uma série de questões que se colocam.
Elas tanto podem ser de comércio ou de mercado, de filosofia ou de religião, tanto podem ser de ética como de estética. Mas, essas questões nunca passam de moda.O desafio: afinal, que lugar tem a moda na moda dos nossos dias?
E esse lugar é um espaço livre de pensamento e reflexão? Ou apenas um timing para garantir a resposta imediata, os prazos a cumprir e as mostras a gerir?, Por isso, o assunto “Reflashion” quer dizer muito. Ou melhor, não quer deixar nada por dizer.
Como um código à espera do seu abracadabra, “Reflashion” completar-se-á em quatro dias de Outubro, para eventual descompressão da Moda (com maiúscula). “Reflashion” será flash, o relâmpago da fama e a luz da ribalta. “Reflashion” será reflexão, ou súbito interlúdio ao acto da criação. “Reflashion” será um jogo de espelhos, uma requalificação da imagem, uma nova ordem que se questiona, tanto como a nossa óptica pode ser afinal uma ilusão.
E “reflashion” será inevitavelmente fashion. Na 31ª edição de aniversário serão apresentadas as coleções para a Primavera-Verão 2009.
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